Nós quatro

Nós quatro

sábado, 2 de outubro de 2010

Silver Fern, outro símbolo da Nova Zelândia


Ferns são Samabaias muito parecidas com o nosso xaxim que datam da época dos dinossauros. Existem florestas e mais florestas por toda Nova Zelândia, sendo que as maiores espécies se concentram perto do lago de Roturua e Tarawera.


A maioria pertence ao grupo das Cyathea, sendo a mais famosa Cyathea Dealbata, também conhecida por Silver Fern ou Ponga.
As folhas refletem um cinza prateado, daí o nome.



A Silver Fern aparece inclusive na camisa oficial dos All Blacks, a seleção neo-zelandesa de rugby. Aqui o rugby é o esporte nacional e eles são o orgulho do país, além de servir de inspiração aos Maoris no entalhe de madeiras.



Quando a folha esta nascendo e ainda em forma enrolada é chamada de "Koru".

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Nova Zelândia


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(em Inglês New Zealand, em maori Aotearoa) é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais (comumente chamadas de Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham. O nome indígena na língua maori para a Nova Zelândia é Aotearoa, normalmente traduzido como "A Terra da Grande Nuvem Branca".
A Nova Zelândia é notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2000 km a sudeste da Austrália, separados através do mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. Devido ao seu isolamento, a Nova Zelândia desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.


A maioria da população da Nova Zelândia é de ascendência Européia, os nativos Māoris são a maior minoria. Asiáticos e polinésios não-Māori também são grupos de minoria significativa, especialmente em áreas urbanas. A língua mais falada é o Inglês.
A Nova Zelândia é um país desenvolvido que se posiciona muito bem em comparações internacionais sobre o desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade econômica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa e proteção das liberdades civis e dos direitos políticos. Suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo.
Elizabeth II, como a Rainha da Nova Zelândia, é a chefe de estado do país e é representada por um Governador-Geral cerimonial, que detém poderes de reserva. A rainha não tem nenhuma influência política real e sua posição é essencialmente simbólica. O poder político é mantido pelo democraticamente eleito Parlamento da Nova Zelândia, sob a liderança do Primeiro-Ministro, que é o chefe de governo do país.


Geografia da Nova Zelândia


A Ilha Sul é a maior massa de terra e está dividida ao longo do seu comprimento pelos Alpes do Sul, cujo maior pico é o Monte Cook com 3 754 m. Na Ilha Sul há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude. A Ilha Norte é menos montanhosa do que a Sul mas está marcada por vulcanismo.
Na Ilha Norte, a montanha mais alta, Ruapehu (2797m) é um cone vulcânico activo. A área total da Nova Zelândia, 270 500 km² é um pouco menor que a do Japão ou que as Ilhas Britânicas e um pouco maior do que a do Colorado nos EUA. O país estende-se por mais de 1600 Km ao longo do seu eixo principal norte-nordeste. O clima é ameno, com temperaturas raramente inferiores a 0°C ou superiores a 30°C. A temperatura média diária em Wellington, a capital, localizada no centro do país, é de 5,9°C no Inverno e 20,3°C no Verão.
Muito afastada das terras mais próximas, a Nova Zelândia é, entre as massas de terra de dimensões consideráveis do planeta aquela que está mais isolada. Os seus vizinhos mais próximos são a Austrália, para noroeste, e a Nova Caledónia, Fiji e Tonga, para norte.



Devido ao seu isolamento relativo, a Nova Zelândia desenvolveu um ecossistema único, cuja característica mais distinta consistia na ausência, até à colonização polinésia, de quaisquer mamíferos terrestres, à excepção de três espécies de morcegos. Muitos dos nichos ecológicos que normalmente teriam sido ocupados por mamíferos, eram ocupados por aves, incluindo o kiwi (incapaz de voar) e a moa. As moas, agora extintas, podiam crescer até uma altura de 3m. O kiwi e as Samambaias característicos das florestas nativas deste país são símbolos nacionais. A Nova Zelândia é também a residência do tuatara, uma espécie antiga de réptil, e do weta, um inseto que pode atingir mais de 8cm de comprimento.

Animação de nosso itinerário até Christchurch, NZ

Na ida, Sérgio e Carol saem do Rio de Janeiro, Pedro e Cristina de Florianópolis se encontrando em São Paulo. Deste ponto em Diante seguimos para Christchurch, fazendo escala em Santiago do Chile e Auckland-NZ.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pássaro com nome de fruta simboliza a Nova Zelândia





A fauna da Nova Zelândia não é muito variada, mas possui espécies únicas. Tem como símbolo nacional o estranho pássaro kiwi sendo interessante observar que o fruto quiuí, recebeu esse nome pela semelhança de sua cor com a da penugem da ave. O Kiwi tem o tamanho aproximado de uma galinha, tem a plumagem do corpo fofa, semelhante a pêlos com cerdas compridas, bico longo e delgado com narinas na extremidade, pés com garras fortes. Não voa, a asa é atrofiada e durante muito tempo se pensou que fosse um mamífero. Grande corredora, é uma ave com hábitos noturnos, por isso poucas pessoas conseguem vê-lo durante o dia. Se valem do olfato para encontrar as frutas, sementes, insetos e pequenos vermes com que se alimentam. Vivem nas áreas montanhosas e nos bosques em buracos cavados no solo.

Os kiwis vivem aos pares e têm um único parceiro por toda a vida. Eles se reproduzem uma vez por ano, põe ovos enormes, um por casal e que é dez vezes maior que o de uma galinha. Apesar de sua aparência desajeitada e por não poderem voar, os kiwis são criaturas ágeis que podem correr mais do que humanos e usam suas garras afiadas para se defenderem de seus inimigos. Sâo pássaros altamente territoriais que defendem seu espaço, mas apesar disso a sua população está diminuindo desde que foram introduzidos animais domesticos na ilha e também pela destruição de seu habitat. Foram criados santuários para sua preservação, mas a seis espécies existentes ainda estão classificadas como ameaçadas de extinção.










segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Saiu no Jornal em 04 de setembro de 2010













Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu a ilha sul da Nova Zelândia nesta sexta-feira, 3 de setembro, causando destruição em Christchurch, a segunda maior cidade do país da Oceania.

Quando vamos conhecer um lugar distante, uma das coisas que devemos fazer, é coletar informações. Chegar num local sabendo bastante a respeito, é certamente meio caminho andado para o sucesso da visita. Estudar mapas, ler sobre a cultura, a economia, a história de um país, é essencial.


Com a Internet isto hoje em dia é muito fácil. Nós temos um quadro muito nítido sobre nosso destino. Até o computador com o Flight Simulator foi usado para sobrevoar regiões do país. Certo que não se tem detalhes urbanos, mas a topografia é muito boa.


Com o forte tremor que atingiu Christchurch no inicio deste mês no dia 3 para 4 de setembro, cidade inicial de nossa viagem, atenção redobrada foi dada ao evento, pois poderia mesmo influenciar uma eventual mudança de trajeto ou planos de viagem. Por sorte, apesar de sérios danos estruturais, não houve sérios danos pessoais, porem muita gente ficou desalojada.


A Nova Zelândia fica no limite do "Anel de Fogo" do Oceano Pacífico, como é chamado uma área muito vulnerável a terremotos. Além disso, o país ocupa uma área da crosta terrestre onde a Placa tectônica do Pacífico converge com a placa Indo-Australiana e registra mais de 14 mil terremotos por ano, dos quais cerca de 20 chegam a cinco graus de magnitude.